terça-feira, 5 de maio de 2009

Parto prematuro e Bebê prematuro


Embora quanto mais precoce seja o parto, mais severos tentem ser os problemas de saúde, até bebês nascidos apenas algumas semanas mais cedo podem ter mais problemas do que os que nasceram com o período de gestação normal. Por exemplo, um bebê nascido com 35 semanas tem mais probabilidade de ter icterícia e problemas respiratórios, além de e maiores estadas em hospital.

Sinais de alerta do parto prematuro
Algumas vezes o médico decide fazer o parto mais cedo por causa de preocupações com a saúde da mãe ou do bebê, uma vez que, apesar dos problemas associados ao parto prematuro, essa pode ser algumas vezes opção mais segura. Porém, na maioria dos casos, o parto prematuro vem inesperadamente. Os sinais de alerta para um parto prematuro são:* Contrações no abdômen a coxas a cada 10 minutos ou mais freqüentemente.* Alterações nas secreções vaginas (fluido vazando ou sangramento na vagina).* Pressão pélvica, sensação de que o bebê está pressionando para baixo.* Costas doloridas.* Cólicas como as sentinas na menstruação.* Cólicas abdominais com ou sem diarréia

Fatores de risco para o parto prematuro

Há alguns fatores de risco para o parto prematuro. Porém, mesmo se a mulher fizer "tudo certo" durante a gravidez, ainda assim pode ter um bebê prematuro. Os fatores de risco conhecidos para o parto prematuro são:* Carregar mais de um bebê (gêmeos, trigêmeos, etc).* Ter tido um parto prematuro anteriormente.* Problemas de saúde crônicos como pressão alta, diabetes e desordens de coagulação.* Certas infecções durante a gravidez.* Fumo, uso de álcool e drogas.

O parto prematuro pode acontecer a qualquer uma e muitas mulheres têm bebê prematuro sem nenhum fator de risco. Há algumas coisas que a mulher pode fazer para melhorar sua própria saúde e diminuir o risco de ter um bebê prematuro, como:* Largar o fumo, álcool e drogas.* Fazer check-up médico antes da gravidez.* Trabalhar com se médico para controlar doenças como pressão alta e diabetes.* Ter cuidados pré-natais cedo, assim que achar que está grávida, e através da gravidez.* Discutir as preocupações durante a gravidez com o médico e procurar atenção médica em caso de qualquer sinal ou sintoma de parto prematuro.O nascimento é um processo complexo e maravilhoso. Afortunadamente, a maioria das mulheres têm a gestação normal e bebê saudável. Ainda é necessário mais pesquisa para entender os fatores de risco para o parto prematuro relacionados ao histórico familiar, genética, estilo de vida e ambiente.

Nenhum comentário: