quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gestação Gemelar


Filhas de mães com histórico de gêmeos, têm mais probabilidades de terem gêmeos também.

E minha mãe engravidou, mas perdeu, quando estava grávida de 4 meses.

Curiosamente, muitos sangramentos que ocorrem no início da gravidez são, na verdade, conseqüentes à perda de um dos embriões de gestação gemelar. Se não foi feito um ultra-som anteriormente, não se tem diagnóstico. Isso eu não sabia...

A gravidez de gémeos predispõe uma série de riscos para a mãe e para o feto. Consideramos sempre gestação de alto risco. Alta incidência de baixo peso ao nascer, com aumento da mortalidade em gémeos, devido ao parto prematuro e atraso do crescimento intra-uterino.

Assim, na gravidez gemelar, temos uma mãe que tem dificuldades para andar, tomar banho, sentar, levantar, deitar, respirar, dormir, até para comer há limitações... é preciso ter muito repouso para que os bebés adquiram peso adequado e cuidados redobrados no pré-natal, para que haja segurança até ao parto.O parto gemelar pode ser normal de acordo com as condições materno-fetais.

Na grande maioria das vezes o obstetra opta por cesareana, devido às complicações possíveis neste tipo de parto...Costuma-se dizer que ter gêmeos é bonito para quem vê, pois dá trabalho durante a gravidez, durante o parto... depois do nascimento então, nem se fala; Estou prestes a saber como é ... das mamadas intermináveis...das fraldas que não param... do choro que se emenda...pois quando um pára, o outro começa... em tudo as pessoas se revezam para ajudar... porém, a mamãe é uma só... e essa não tem como revezar...ela é mãe 24 horas por dia...Quando sai para a rua, é atracção especial... posso ver? são duas meninas?...OH! é um casal!?... mas que lindo... parabéns!

Será que estou preparada?????

2 comentários:

Dell e Nany disse...

oie sou la do diario da gestante querida te favoritei aqui ta?


que lindaaaaaaaaaaaaas

bjsss

Unknown disse...

Oi...aorra faço parte desse grupo!!!Descobri na semana passada que estou gravida e de gemeos...
Fiquei surpresa, mas mto feliz!
To neste momento sentindo aquele medinho, insegurança mesmo...
Mas sabemos que Deus eh maior e q td dara certo. Bjosssssssss
Lili